segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Bibliotecas e a web 2.0: tirando vantagem das ferramentas disponíveis

Ultimamente venho pensando como as bibliotecas e serviços de informação em geral podem tirar vantagem com os recursos da web 2.0 para melhorar e ampliar o seu atendimento.
Às vezes, as bibliotecas possuem seus próprios sites e não exploram adequadamente esse espaço. Além do processamento técnico e disponibilização do material fisicamente, essas instituições devem se posicionar também no meio digital, estendendo sua atuação para além das paredes do local de trabalho.
É importante notar que a maior parte dos serviços de informação tratam com extrema institucionalidade os seus conteúdos disponíveis nas suas páginas na internet. Ou seja, não dá para encontrar muito mais do que horário de funcionamento, endereço, breve histórico e alguns links para catálogos públicos ou da própria instituição.

Há algumas frases prontas de renomados da área e de anônimos que gosto de usar quando me refiro ao que seria uma biblioteca ideal. Nesse caso, posso utilizar 3 frases que se adequam perfeitamente a essa proposta:
  • As bibliotecas não têm barreiras: o meio digital acabou as fronteiras físicas das bibliotecas;
  • As bibliotecas convidam à participação: as pessoas criam e recriam as bibliotecas, através de idéias, geração de conteúdo e troca de conhecimento;
  • As bibliotecas são humanas: não são os livros, mas as pessoas (funcionários, bibliotecários e usuários) que fazem a biblioteca.

Onde eu quero chegar?
Precisamos sair da mesmice. Inovar é preciso!

Com as ferramentas gratuitas da web 2.0, é possível oferecer informações úteis aos seus clientes. E não é preciso ser nenhum expert em tecnologias de informação para trabalhar com isso, pois a maior parte das ferramentas são simples de usar e podem ser configuradas sem maiores dificuldades.

Não é apenas uma questão de marketing. É uma questão de evolução. Por enquanto, vou deixar alguns links sobre o assunto. Espero, em artigos futuros, tratar com mais detalhes sobre o assunto.

Artigos desse blog sobre Biblioteca 2.0;

Using Web 2.0 principles to become Librarian 2.0: traz uma série de vídeos, indicações de ferramentas, sites, blogs e exemplos de bibliotecas e bibliotecários que atuam dentro da filosofia do “2.0″;

LisWiki – Library 2.0: mais de 150 links para artigos sobre a biblioteca 2.0;

Library 2.0 Meme Map: um diagrama que mostra os componentes que integram o novo modelo de biblioteca;

Web 2.0: Building the New Library: pequeno artigo sobre a web 2.0 e as bibliotecas;

Web 2.0, Biblioteca 2.0 e Ciência da Informação: artigo apresentado no VIII ENANCIB que trata sobre uma proposta para disseminação seletiva de informação na internet utilizando mashups e feeds RSS.


Fonte: Web Librariam. Disponível em: <http://wl.blog.br/archives/480>. Acesso em 16 nov. 2009.

2 comentários:

  1. Nunca tinha imaginado até encontrar esse blog a facilidade e os diferentes meios de buscar informação !!!

    ResponderExcluir
  2. O Second Lide é uma ambiente propicio para a aprendizagem, as bibliotecas fisícas deveriam extender seu espaço para o ambiente virtual também. No SL há muitas pessoas que buscam conhecimento e elas são elementos importantes neste contexto !!!!

    ResponderExcluir